Sinopse
Klim Iarko, piloto de tanque que estivera servindo no Extremo Oriente, volta da guerra para retomar suas funções como mecânico de tratrores. Apaixonado por Mariana Bazhan, líder de uma famosa equipe feminina de tratoristas, e que possui inúmeros fãs e pretendentes, o rapaz vai à sua procura. Mecânico experiente, Klim se desdobra para dar mais eficiência ao trabalho dos tratoristas e conquistar o coração de Mariana. A canção-tema que acompanha os créditos desta comédia musical se tornou um marcante sucesso popular.
Direção: Ivan Pyriev (1901-68)
Nascido na aldeia de Kamen-na-Obi, oeste da Sibéria, Ivan Aleksandrovich Pyriev iniciou a carreira no Teatro Proletkult. Contracenou com Grigori Alexandrov no curta-metragem “Diário de Glumov” (Eisenstein, 1923). Estreou como diretor de cinema com “Mulher Estranha” (1929). Em seguida vieram “Funcionário do Governo” (1930), “A Transportadora da Morte” (1933) e “O Cartão do Partido” (1936). Entre os anos 1938-49 dirigiu sete musicais, “A Noiva Rica” (1938), “Tratoristas” (1939), “A Bem-Amada” (1940), “Encontro em Moscou” (1941), “Às Seis da Tarde, Depois da Guerra” (1944), “Conto da Terra Siberiana” (1947) e “Cossacos de Kuban” (1949), dividindo com Grigori Alexandrov a condição de diretor mais bem sucedido do país no gênero. Realizou também o drama de guerra “Os Partisans” (1942). Em 1951, dirigiu em parceria com o cineasta holandês Joris Ivens o documentário “Vitória da Amizade”. Em 1954, concluiu “Devoção”. Fundador da União dos Cineastas Soviéticos e membro do Soviete Supremo da URSS, Pyriev recebeu seis prêmios Stalin (1941, 1942, 1946, 1946, 1948, 1951) e foi diretor do Estúdio Mosfilm (1954-57). Sua produção no período kruschevista ficou restrita a cinco películas, três das quais adaptações dos clássicos de Dostoievsky – “O Idiota” (1958), “Noites Brancas (1959) e “Os Irmãos Karamazov” (1969), este último concluído por Kirill Lavrov e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. As outras duas são “Nosso Amigo Comum” (1961) e “A Luz de Uma Estrela Distante” (1965).
Argumento Original: Eugene Pomeschikov (1907-79)
Eugene Mikhailovich Pomeschikov nasceu em Donetsk, Ucrânia. Em 1929 graduou-se no departamento literário do Instituto de Educação, em Odessa. Em 1936 diplomou-se em roteiro pelo Instituto de Cinematografia Gerasimov (VGIK), onde passou a lecionar a partir de 1948. Suas histórias focalizam quase sempre temas contemporâneos, tratados sob a forma de comédia. Escreveu para Ivan Pyriev os argumentos de “A Noiva Rica” (1938), “Tratoristas” (1939) e “Conto da Terra Siberiana” (1947). Entre os 30 roteiros que assinou encontram-se também “Nós dos Urais” (Lev Kuleshov e Alexander Khokhlov, 1943), “Centro-Avante” (Semyon Derevyansky, 1946), “Verão Generoso” (Boris Barnet, 1950), “Canção do Pastor” (Andrei Frolov, 1956) e “O Marinheiro do Cometa” (Isidoro Ann, 1958).
Música Original: Dmitry Pokrass (1899-1978) e Daniel Pokrass (1904-54)
Dmitry Pokrass nasceu em Kiev, Ucrânia. Durante os anos 1914-17 estudou piano no Conservatório de Petrogrado e compôs canções para shows de variedades. Em 1919 se juntou ao Exército Vermelho. Por ocasião da tomada de Rostov (1920) pela Primeira Cavalaria, escreveu “Marcha de Budyonny”, que se tornou uma das primeiras canções soviéticas amplamente conhecidas. Em 1923-26, Pokrass serviu como regente titular e diretor musical do Teatro Hermitage, de Moscou. Entre 1932 e 1954 trabalhou em parceria com seu irmão, Daniel Pokrass, compondo música incidental para teatro e trilhas sonoras de filmes como “Caminhos do Inimigo” (Ivan Pravov, 1935), “Canção de Ninar” (Dziga Vertov, 1937), “Balada do Cossaco Golota” (Igor Savchenko, 1937), “Se a Guerra Começa Amanhã” (L. Antsi-Polovski e G. Berezko, 1938), “Tratoristas” (Ivan Pyriev, 1939), “Uma Garota de Personalidade” (Konstantin Yudin, 1938), “Kino-Kontsert” (Isaak Menaker e Adolf Minkin, 1941) e “Tanquista” (Zinovij Drapkin e Robert Malman, 1942).